Pular para o conteúdo principal

Rascunho do dia

Sendo uma pessoa multidisciplinar faço frequentemente a não muito inteligente decisão de me envolver com vários projetos simultaneamente, simplesmente porque me interessam e embora esteja trabalhando em reduzir a quantidade de responsabilidades, preciso manter os compromissos e encontrar uma forma lidar com a grande quantidade de informação que preciso lidar.

Obviamente o primeiro pensando é utilizar a tecnologia para facilitar essa tarefa. E no trabalho e estudos é muito comum o uso de plataformas eletrônicas para centralizar e compartilhar a informação, mas ainda assim tenho anotações pessoais sobre o trabalho que não se encaixam nesses ambientes.  E em certo ponto nasce uma certa paranoia sobre armazenar coisas na nuvem, onde não há garantia de privacidade, onde as empresas podem utilizar as informações armazenadas para montar um perfil do usuário.

Minha abordagem natural para solução de problemas é anotar tudo, e no processo eu cheguei algumas conclusões e umas boas ideias de como gerenciar minhas anotações, ideias, compromissos , metas e etc. A solução eu ainda pretendo compartilhar aqui com vocês, pretendo testá-la e corrigi-lá antes de indicar, mas o motivo desse post de hoje são 2 coisas basicamente, o hábito de anotar ou escrever em folha de papel com caneta ou lápis, faz com que você pense um pouco mais antes de escrever, porque diferentemente do computador, é muito fácil refazer ou eliminar posteriormente uma informação inútil, mas escrever mais lentamente no papel, permite um tempo para reflexão sobre o que está sendo debatido ali no papel.

O outro aspecto interessante que eu gostaria de compartilhar é que boas soluções tomam tempo, bom, nem todo problema vai ser resolvido numa piscar de olhos, muitos deles vai exigir um tempo lapidando a solução. E é o que tem acontecido comigo, nesse quesito de armazenar e gerenciar informações, as soluções imediatas são cheias de falhas, e até chegar a melhor opção exige pensar, gastar os miolos.

Parece até um pouco óbvio isso, eu sei. Mas hoje em dia, talvez não seja só eu... tendo essa urgência, por resultados imediatos, a gente acaba se desesperando por não achar a melhor solução em alguns segundos ou minutos, ou em uma pesquisa do Google. Principalmente na área de TI, onde encontramos muita coisa pronta e podemos simplesmente reutilizar (afinal para que reinventar a roda?) deparar-se com um problema simples mas que não possui nada pronto, é um pouco frustrante.

E encerrando com mais uma mudança abrupta de assunto, pretendo mudar o título do blog, para algo mais próximo da realidade, que se encaixa melhor com o formato dos textos e o processo de escrita. Rascunho do dia, anotações rápidas, sem muita lapidação, de ideias que eu acho interessante e eu gostaria de compartilhar, antes que caia no esquecimento. Novamente eu to deixando esse texto aqui sem revisão, bem cru mesmo, ta tarde e amanhã eu tenho um compromisso, mas não posso deixar de postar só por isso.

Até mais.

Antes de ir, essa mudança de certa forma representa uma mudança no meu direcionamento na vida, estando mais certo de quem sou e do que algumas coisas representam pra mim. O título Cognotone não é ruim, talvez eu mantenha de alguma forma, mas rascunho se mostra mais alinhado com quem sou nesse momento.

Atualização, como rascunho do dia não tá disponível, eu simplesmente vou mantar Cognotone e usar o rascunho do dia como uma série de posts rápidos e crus, para assuntos pertinentes e importantes que não merecem ser enterrados por falta de tempo para polimento. Bem vindos ao rascunho do dia número 0.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malditos comunistas | Parte 1 - Sistemas econômicos

Karl Marx de boas "Esses países comunistas estão destruindo o mundo com pobreza." Que pena que não existem países comunistas de fato . "...a teoria do comunismo pode ser resumida em uma única frase: abolição da propriedade privada" - esse cara disse isso -> E o tópico de hoje é: Sistemas econômicos. Tem coisas que raramente a gente para pra pensar e realmente entender como funciona, as vezes o senso comum e um conhecimento superficial sobre o assunto é suficiente para tirar algum proveito . Mas muitas das vezes a falta de conhecimento vai fazer com que você tome no brioco e seja manipulado. No post de hoje eu quero compartilhar o conhecimento que venho adquirindo e também é do meu interesse melhor fixar esse conhecimento na minha cabeça e por causa desse meu egoísmo você pode sair ganhando alguma coisa. Então vou resumir dividir isso em duas partes - Ah... pera, antes disso, pra termos um modelo econômico precisamos de três perguntas pa...

Transtornos de ansiedade 101. Porquê falar sobre isso. O que acontece no seu cérebro.

Por que devemos falar sobre ansiedade? Bem, dia 02 publiquei meu primeiro vlog de 2018, falando vagamente sobre como meu ano de 2017 foi terrível. E indiquei um link daqui sobre a crise de ansiedade que tive no ano passado. O post descrevia o quão terrível foi, parte dos sintomas e o mais ou menos como eu tenho lidado com isso. É um post longo, que certamente necessita de continuação. Porém não só por estar incompleto, mas porque pessoas me procuraram para agradecer o fato de eu ter compartilhado a minha experiência, eu percebi que precisava expandir o debate acerca do assunto. Eu compreendi que divulgar a minha abordagem científica ao negócio era maior que eu, é sobre ajudar aos outros. E como um cidadão vejo que é um dever contribuir para uma sociedade melhor estruturada e equipada para lidar com os problemas que a vida pode trazer. E eu nem to me candidatando em 2018. Você não faz piadas sobre uma pessoa ter uma perna faltando né? Sobre ter hepatite? Ou chegou em um conhecido...

A chave para o crescimento do meu negócio

Na verdade o negócio é da família... Mas é o seguinte, esses últimos dias eu passei horas mastigando números, jogando CS, dormindo, lendo sobre produção, jogando CS, dormindo, comendo. E repetindo esse ciclo. O problema é que eu não estou tão bem emocionalmente falando e fisicamente eu perdi bastante rendimento, depois de parar com os exercícios... A questão é, eu estava buscando no negócio uma solução para produtividade, quando o problema está em mim, eu preciso me cuidar, pra poder pensar claro e estar rendendo bem. E obviamente feliz, que é muito importante para fazer uma comida saborosa. A questão agora é, como alcançar essas coisas em mim? "Moral da história" o problema não é o negócio, mas eu.