Pular para o conteúdo principal

Como eliminar (realocar) os médicos do SUS e porquê.

     Hoje me deparei com um artigo que pegou minha atenção rapidamente, e o pensamento negativo ou crítico com relação ao governo durou zero segundos. Na verdade eu não gosto nada do governo atual do Brasil, mas o ministro da saúde falou algo extremamente importante. Os médicos do SUS não trabalham, as máquinas trabalham pra eles. E antes que médicos lendo esse artigo (algo improvável) fiquem com ódio do autor (eu), eles estão certos!

     Eu imagino que seja difícil compreender qual minha posição com relação ao assunto, e eu sei disso, porque diferente de muitos eu não tomo partido baseado em ideologia(s). Eu decido com base em resultados, só me interessa se uma coisa: se funciona.

     Então, por partes, situação atual (1), problemas (2), soluções (3).

     (1) a realidade é que os médicos do SUS não olham para você durante a primeira consulta, eles fazem perguntas e deduzem o que pode causar os sintomas que você relatou. O próximo passo é encaminhar para um exame e confirmar (ou não) as suspeitas. Lembrando que a dedução foi feita apenas com base nos sintomas que o paciente relatou e não com dados que ele poderia coletar analisando o paciente mais de perto. (Você) Nem todo médico é assim, mas se você usa o SUS, comente abaixo e veja quantas pessoas vão concordar com você e quantas dirão ao contrário, você verá que médicos atenciosos no SUS são exceção e exceções não oferecem bons dados para decisões a longo prazo.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que "80% dos exames de imagem no SUS (Sistema Único de Saúde) têm resultado normal" e que isso representa "desperdícios que precisam ser controlados". - BBC.com

     (2) Os médicos estão errados em terceirizar essa análise? Bem, eu concordo que pro médico é uma vantagem, ele simplesmente trabalha menos porque uma máquina pode fazer o serviço dele. Mas isso tem impactos negativos economicamente, porque uma análise mais atenciosa poderia reduzir a quantidade de exames para se conseguir o diagnóstico. E O MAIS IMPORTANTE o paciente perde um tempo PRECIOSO que poderia acelerar o seu diagnóstico, tratamento e cura.

     (3) O que foi dito aqui e na reportagem da BBC é que os médicos apenas coletam sintomas que os pacientes expõem verbalmente, fazem uma certa dedução em seus cérebros e passam uma série de exames para refinar o diagnóstico. Então meu little amigo, quem mais pode fazer isso? Computadores (desculpe não deixar você pensar numa resposta, tô com pressa). E eu não quero desvalorizar a formação médica que dura 10 ~ 15 anos, a questão é que em 10 - 15 segundos um computador já fez o diagnóstico por você. E obviamente médicos são importantes para garantir que os resultados gerados inicialmente em um sistema computacional de diagnóstico seja seguro. E eu preciso dizer que todo dia criamos tecnologias para que elas possam nos assistir? Até aquela agenda de papel tem várias tecnologias envolvidas: Calendário; Fabricação de papel; Caneta de bolinha que a china gastou milhões pra fazer, etc.

     O quão distante estamos desse cenário? Me refiro mundialmente, no Brasil depende de quanto os grupos mais influentes possam lucrar com isso, ah e claro, da aceitação das pessoas em serem analisadas por um computador. But hey, a mídia pode ajudar nesse processo claro, demonstrando o quão eficiente e seguro é o diagnóstico.

     E aqui o exemplo de que já existe tão sistema. O mecanismo de diagnóstico através de computadores mais conhecido e bem desenvolvido que me vem a cabeça é o IBM Watson Health. O Watson é um sistema computacional que analisa perguntas em linguagem natural e conteúdo e consegue responder em pouco tempo, depois de uma analise, utilizando uma vasta base de dados. Eu gostaria de entrar nas tecnicalidades do IBM Watson, mas isso é assunto pra outro blog.

     O ponto desse post não é começar a eliminar os médicos ou matar uma profissão, na verdade já estamos nesse caminho e é algo sem volta, mas é um alerta: para os médicos, que precisam saber que o deles está na linha e precisam começar a pensar no futuro de agora, porque ele acontece agora mesmo. Para os brasileiros em geral, porque né... já passou da hora de aprender que recursos são limitados. E para o pessoal da área tecnologia/empreendimentos, qual é, não viu ainda? $_$

     E um pequeno adendo: Imagine as vantagens de realocar os médicos para pesquisa? Eles teriam dados globais, informações já tratadas da população, previsão de epidemias. Poderiam analisar como influenciar a população, estabelecer novos e melhores hábitos. As possibilidades são infinitas, tira um tempo pra pensar nisso e pra ler esses links:

Suas definições de vírus foram atualizadas. - popsci.com


Referências

Aqueles links mais interessantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malditos comunistas | Parte 1 - Sistemas econômicos

Karl Marx de boas "Esses países comunistas estão destruindo o mundo com pobreza." Que pena que não existem países comunistas de fato . "...a teoria do comunismo pode ser resumida em uma única frase: abolição da propriedade privada" - esse cara disse isso -> E o tópico de hoje é: Sistemas econômicos. Tem coisas que raramente a gente para pra pensar e realmente entender como funciona, as vezes o senso comum e um conhecimento superficial sobre o assunto é suficiente para tirar algum proveito . Mas muitas das vezes a falta de conhecimento vai fazer com que você tome no brioco e seja manipulado. No post de hoje eu quero compartilhar o conhecimento que venho adquirindo e também é do meu interesse melhor fixar esse conhecimento na minha cabeça e por causa desse meu egoísmo você pode sair ganhando alguma coisa. Então vou resumir dividir isso em duas partes - Ah... pera, antes disso, pra termos um modelo econômico precisamos de três perguntas pa...

Sistemas econômicos - Parte 2

Como falamos no post anterior a economia tem duas direções, a economia de comando (ou planejada, há vários nomes) e o livre mercado. De um lado temos um sistema onde o agente econômico se norteia apenas pela oferta, procura e a concorrência, a competição é que trariam os benefícios para os clientes. E no outro temos a economia planejada centralizada, onde especialistas ou agentes do governo controlam todos os meios produção e determinam o que deve ser produzido. Como exemplo temos em um extremo de liberdade econômica a Nova Zelândia onde o governo tem poucas taxas e regula quase nada do mercado. E no outro lado a Coreia do Norte onde o governo, determinada cada aspecto da economia, ele literalmente diz o que será, como e pra quem vai o que é produzido. Mas onde nós estamos? Bom, tirando esses dois caras, como vocês podem ver acima, o resto do mundo é de economia mista. Economia mista? Significa que o governo não controla tudo, e as necessidades do mercado, como a demanda e ofer...

Como engolir um elefante | Resolvendo grandes problemas.

    Vamos dizer que você precisa engolir um elefante... essa é sua missão, não tem saída, pegadinha ou nada, você tem que comer o elefante todo. A resposta é tão simples que você vai ficar com raiva: Por partes! "Oxe, que conversa é essa balão, se foda viu, negócio de me comer" Photo by Graham Hunt on Unsplash     É sério. Se você for bom entendedor já pode parar de ler o texto por aqui. Se você tem um grande problema à sua frente, quebre ele em pedaços menores e vá resolvendo um de cada vez. Mesma coisa com o elefante. Bem, eu não comeria um elefante de fato, eles são legais e tem uma ótima memória.     Mas se você precisa de um pouco mais de sustância nesse artigo, eu vou dar uns exemplos de como resolver problemas grandes demais, ou tão intrincados que você olha e não sabe nem por onde começar. Caso 1 - Quarto bagunçado.      Meu quarto tá uma desgraceira só! Por onde eu começo??? O que tá fora do l...