Pular para o conteúdo principal

Como eliminar (realocar) os médicos do SUS e porquê.

     Hoje me deparei com um artigo que pegou minha atenção rapidamente, e o pensamento negativo ou crítico com relação ao governo durou zero segundos. Na verdade eu não gosto nada do governo atual do Brasil, mas o ministro da saúde falou algo extremamente importante. Os médicos do SUS não trabalham, as máquinas trabalham pra eles. E antes que médicos lendo esse artigo (algo improvável) fiquem com ódio do autor (eu), eles estão certos!

     Eu imagino que seja difícil compreender qual minha posição com relação ao assunto, e eu sei disso, porque diferente de muitos eu não tomo partido baseado em ideologia(s). Eu decido com base em resultados, só me interessa se uma coisa: se funciona.

     Então, por partes, situação atual (1), problemas (2), soluções (3).

     (1) a realidade é que os médicos do SUS não olham para você durante a primeira consulta, eles fazem perguntas e deduzem o que pode causar os sintomas que você relatou. O próximo passo é encaminhar para um exame e confirmar (ou não) as suspeitas. Lembrando que a dedução foi feita apenas com base nos sintomas que o paciente relatou e não com dados que ele poderia coletar analisando o paciente mais de perto. (Você) Nem todo médico é assim, mas se você usa o SUS, comente abaixo e veja quantas pessoas vão concordar com você e quantas dirão ao contrário, você verá que médicos atenciosos no SUS são exceção e exceções não oferecem bons dados para decisões a longo prazo.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que "80% dos exames de imagem no SUS (Sistema Único de Saúde) têm resultado normal" e que isso representa "desperdícios que precisam ser controlados". - BBC.com

     (2) Os médicos estão errados em terceirizar essa análise? Bem, eu concordo que pro médico é uma vantagem, ele simplesmente trabalha menos porque uma máquina pode fazer o serviço dele. Mas isso tem impactos negativos economicamente, porque uma análise mais atenciosa poderia reduzir a quantidade de exames para se conseguir o diagnóstico. E O MAIS IMPORTANTE o paciente perde um tempo PRECIOSO que poderia acelerar o seu diagnóstico, tratamento e cura.

     (3) O que foi dito aqui e na reportagem da BBC é que os médicos apenas coletam sintomas que os pacientes expõem verbalmente, fazem uma certa dedução em seus cérebros e passam uma série de exames para refinar o diagnóstico. Então meu little amigo, quem mais pode fazer isso? Computadores (desculpe não deixar você pensar numa resposta, tô com pressa). E eu não quero desvalorizar a formação médica que dura 10 ~ 15 anos, a questão é que em 10 - 15 segundos um computador já fez o diagnóstico por você. E obviamente médicos são importantes para garantir que os resultados gerados inicialmente em um sistema computacional de diagnóstico seja seguro. E eu preciso dizer que todo dia criamos tecnologias para que elas possam nos assistir? Até aquela agenda de papel tem várias tecnologias envolvidas: Calendário; Fabricação de papel; Caneta de bolinha que a china gastou milhões pra fazer, etc.

     O quão distante estamos desse cenário? Me refiro mundialmente, no Brasil depende de quanto os grupos mais influentes possam lucrar com isso, ah e claro, da aceitação das pessoas em serem analisadas por um computador. But hey, a mídia pode ajudar nesse processo claro, demonstrando o quão eficiente e seguro é o diagnóstico.

     E aqui o exemplo de que já existe tão sistema. O mecanismo de diagnóstico através de computadores mais conhecido e bem desenvolvido que me vem a cabeça é o IBM Watson Health. O Watson é um sistema computacional que analisa perguntas em linguagem natural e conteúdo e consegue responder em pouco tempo, depois de uma analise, utilizando uma vasta base de dados. Eu gostaria de entrar nas tecnicalidades do IBM Watson, mas isso é assunto pra outro blog.

     O ponto desse post não é começar a eliminar os médicos ou matar uma profissão, na verdade já estamos nesse caminho e é algo sem volta, mas é um alerta: para os médicos, que precisam saber que o deles está na linha e precisam começar a pensar no futuro de agora, porque ele acontece agora mesmo. Para os brasileiros em geral, porque né... já passou da hora de aprender que recursos são limitados. E para o pessoal da área tecnologia/empreendimentos, qual é, não viu ainda? $_$

     E um pequeno adendo: Imagine as vantagens de realocar os médicos para pesquisa? Eles teriam dados globais, informações já tratadas da população, previsão de epidemias. Poderiam analisar como influenciar a população, estabelecer novos e melhores hábitos. As possibilidades são infinitas, tira um tempo pra pensar nisso e pra ler esses links:

Suas definições de vírus foram atualizadas. - popsci.com


Referências

Aqueles links mais interessantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malditos comunistas | Parte 1 - Sistemas econômicos

Karl Marx de boas "Esses países comunistas estão destruindo o mundo com pobreza." Que pena que não existem países comunistas de fato . "...a teoria do comunismo pode ser resumida em uma única frase: abolição da propriedade privada" - esse cara disse isso -> E o tópico de hoje é: Sistemas econômicos. Tem coisas que raramente a gente para pra pensar e realmente entender como funciona, as vezes o senso comum e um conhecimento superficial sobre o assunto é suficiente para tirar algum proveito . Mas muitas das vezes a falta de conhecimento vai fazer com que você tome no brioco e seja manipulado. No post de hoje eu quero compartilhar o conhecimento que venho adquirindo e também é do meu interesse melhor fixar esse conhecimento na minha cabeça e por causa desse meu egoísmo você pode sair ganhando alguma coisa. Então vou resumir dividir isso em duas partes - Ah... pera, antes disso, pra termos um modelo econômico precisamos de três perguntas pa...

Transtornos de ansiedade 101. Porquê falar sobre isso. O que acontece no seu cérebro.

Por que devemos falar sobre ansiedade? Bem, dia 02 publiquei meu primeiro vlog de 2018, falando vagamente sobre como meu ano de 2017 foi terrível. E indiquei um link daqui sobre a crise de ansiedade que tive no ano passado. O post descrevia o quão terrível foi, parte dos sintomas e o mais ou menos como eu tenho lidado com isso. É um post longo, que certamente necessita de continuação. Porém não só por estar incompleto, mas porque pessoas me procuraram para agradecer o fato de eu ter compartilhado a minha experiência, eu percebi que precisava expandir o debate acerca do assunto. Eu compreendi que divulgar a minha abordagem científica ao negócio era maior que eu, é sobre ajudar aos outros. E como um cidadão vejo que é um dever contribuir para uma sociedade melhor estruturada e equipada para lidar com os problemas que a vida pode trazer. E eu nem to me candidatando em 2018. Você não faz piadas sobre uma pessoa ter uma perna faltando né? Sobre ter hepatite? Ou chegou em um conhecido...

A chave para o crescimento do meu negócio

Na verdade o negócio é da família... Mas é o seguinte, esses últimos dias eu passei horas mastigando números, jogando CS, dormindo, lendo sobre produção, jogando CS, dormindo, comendo. E repetindo esse ciclo. O problema é que eu não estou tão bem emocionalmente falando e fisicamente eu perdi bastante rendimento, depois de parar com os exercícios... A questão é, eu estava buscando no negócio uma solução para produtividade, quando o problema está em mim, eu preciso me cuidar, pra poder pensar claro e estar rendendo bem. E obviamente feliz, que é muito importante para fazer uma comida saborosa. A questão agora é, como alcançar essas coisas em mim? "Moral da história" o problema não é o negócio, mas eu.