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É assim que a internet de sufoca! Um ensaio sobre click baits.

Assistindo o segundo episódio de Black Mirror (que eu nem terminei ainda) me passou pela cabeça algo muito libertador e preocupante. Rapidamente eu associei ao Facebook a forma como personagem central é exposto a conteúdos, mesmo que essa não seja a mensagem do episódio não podemos negar que hoje em dia tudo o que vemos no feed de notícias do Facebook tem um apelo. Porque tudo que encontramos que lá, precisa ser lido. Mas será que é assim mesmo?


Eu sou um consumidor de mídias digitais acima do peso (metaforicamente, ou tá pensando o que? Eu sou endomorfo...) . Falando sério, eu leio absurdos na internet, só que de uns tempos pra cá eu percebi que eu não to mais conseguindo me manter completamente atualizado, tem muita coisa acontecendo no mundo, na verdade sempre aconteceu! Só que hoje em dia é muito mais fácil espalhar a informação.

Então é de se esperar que com essa facilidade, mais pessoas sejam fontes de informação. E eu acredito que isso tem um lado poderosamente positivo, temos a oportunidade de enxergar diversos pontos de vista*, tomar conhecimento de coisas que nunca seriam abordados pela mídia que foca em massa, não em nicho... você pode enumerar o resto.

Mas tem algo quebrado na internet, na produção de conteúdo pra internet... essa fabrica de conteúdo está funcionando no modo imperativo, o conteúdo que chega a você não é mais opcional, ele é necessário! Bom pelo menos é isso que os títulos fazem parecer!

Me diga, so hoje, quantas notícias urgentes? Quantos click baits? Quantas listas de "coisas que você precisa" comprar? Quantos mitos? Quantos "vídeos mais engraçados da história"? Talvez eu consiga sumarizar da seguinte forma: Quantos links irrecusáveis foram oferecidos a você?

Mais do que nunca os sites estão brigando por acesso, por audiência, e o marketing tem sido um poderoso aliado nessa história, que nem sempre tratou de chamar atenção para o que você precisa, mas sim de chamar sua atenção e colocar na sua cabeça que você precisa daquilo. Muitas vezes consideramos como arma o que pode nos atingir fisicamente e ignoramos o que pode atingir nossas mentes... armas essas tão elaboradas que tornam o impacto imperceptível. A arma com a capacidade de seduzir sem demonstrar intenção.

Então tenha isso em mente, na internet, os sites, páginas do Facebook, canais do Youtube, funcionam no modo imperativo, assim como TV fez e ainda faz, ela te diz o que você deve consumir, diz o que você pensar. Pode observar que todo conhecimento parece irrecusável na internet, todo conhecimento parece util. Mas não é! Eles querem deixá-lo curioso, seduzido pelo conteúdo.

Você precisa ficar atento a isso, se monitorar, saber se aquele conteúdo realmente é relevante para você. E embora o marketing seja também uma arma utilizada para o bem, você precisa estar atento, e se perguntar constante "Este conhecimento será útil em um futuro próximo?"

Curiosamente reuso a imagem do meu primeiro post, era só um teste...

É difícil, você precisa manter a balança entre estar informado e saber de tudo, mesmo que não seja útil. O ponto de equilíbrio entre ter conhecimento para agir e ser só um sabe tudo e não faz nada. Guarde essa frase no seu coração: Poder é o conhecimento aplicado**.



* O feed de notícias do Facebook faz um bom tempo que funciona da seguinte forma, se você gosta de algo ele vai dar o máximo daquilo, criando ilhas, onde você sempre vai ter mais do que

** Versão alternativa: Conhecimento não é poder, poder é o que você faz com o conhecimento.

Extra:

  • Um bom exemplo de como o Facebook ajuda nesse ciclo, ou você paga por alcance dos posts ou você ter apela - https://www.youtube.com/watch?v=l9ZqXlHl65g

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