Pular para o conteúdo principal

Rascunho sobre causas do assalto - Todos odeiam e ninguém é inocente.

Agora pouco deparei com o post abaixo do Facebook e só digo uma coisa errada sobre a imagem. Esta errada.




Não estou querendo dizer que a culpa do estupro é culpa da vitima. Eu to falando sobre a parte de assaltos porque simplesmente são problemas diferentes, um é no nível clínico o outro social. As soluções da mesma forma que os problemas da sociedade muito frequentemente são emaranhados complexos de fatores e, embora o exemplo que descrevo abaixo seja apontando um fator apenas para o solucionamento de uma crise, o que eu quero destacar é que a vida em sociedade é muito mais complexa do que as pessoas tendem a perceber e sim, bandidos podem ser uma criação do modelo social / econômico que vivemos.

Back in the days, nos EUA existiu uma crise social, uma onda de criminalidade entre os jovens. Estimava-se que em algumas décadas eles viveriam o inferno na terra, mas de repente houve uma queda significativa na criminalidade. Nenhum dos especialistas e profetas do apocalipse que descreviam o fim dos tempos soube explicar... alguns diziam que era a economia melhorando só que ninguém definiu ao certo.
Em algum momento alguém decidiu olhar mais cuidadosamente para a história, pra identificar o acontecimento chave. Ainda um pouco antes na história uma mulher estava grávida do seu terceiro filho e pretendia abordar o bebe, ela entrou na justiça pra conseguir esse direito, quando pode, tarde demais o menino já havia nascido e colocado pra adoção, se desenvolveu bem em uma família estruturada.
Mas essa mulher abriu o caminho pra a criação de uma leia que legalizava o aborto, que permitiu que mães de zonas carentes de educação e estrutura pudessem de forma segura interromper a gravidez. Turns out que essa leia ajudou a reduzir o pool de criminosos, na verdade, a origem deles, ninguém nasce necessariamente ruim, criminoso. O meio molda e corrompe.

Todos os humanos são assim, mesmo que você não aceitei. Já dizia Augusto dos Anjos:
Acostuma-te à lama que te espera!O Homem, que, nesta terra miserável,Mora, entre feras, sente inevitávelNecessidade de também ser fera.
Ele entendeu muito bem a sociedade.

----

O trecho sobre a história dos Estados Unidos está bem resumido, recomendo a leitura do livro Freakonomics, que explica bem melhor o contexto e a história que eu já havia abordado neste post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como engolir um elefante | Resolvendo grandes problemas.

    Vamos dizer que você precisa engolir um elefante... essa é sua missão, não tem saída, pegadinha ou nada, você tem que comer o elefante todo. A resposta é tão simples que você vai ficar com raiva: Por partes! "Oxe, que conversa é essa balão, se foda viu, negócio de me comer" Photo by Graham Hunt on Unsplash     É sério. Se você for bom entendedor já pode parar de ler o texto por aqui. Se você tem um grande problema à sua frente, quebre ele em pedaços menores e vá resolvendo um de cada vez. Mesma coisa com o elefante. Bem, eu não comeria um elefante de fato, eles são legais e tem uma ótima memória.     Mas se você precisa de um pouco mais de sustância nesse artigo, eu vou dar uns exemplos de como resolver problemas grandes demais, ou tão intrincados que você olha e não sabe nem por onde começar. Caso 1 - Quarto bagunçado.      Meu quarto tá uma desgraceira só! Por onde eu começo??? O que tá fora do l...

Fim.

Eu criei esse blog porque todo mundo criava blos nos anos 2000. Mas eu criei ele em 2014. Então, eu já estava atrasado nisso. Então, basicamente nunca tive um propósito, como todas as outras coisas que fiz na vida. Acho que na maior parte do tempo eu só estive a deriva. E em alguns momentos eu tive um propósito muito claro para esse blog, que era divulgar ciêcia, divulgar meus experimentos diários e como aplico ciência pra tentar viver uma vida melhor. Porém, isso nunca funcionou, nunca manti um ritmo. Considerei muitas vezes também deletar esse blog, porém, eu não sou muito fã dessa coisa de apagar o passado, grande "feature" das redes sociais, em que você pode elaborar quem você é e criar uma imagem pra representar isso... enfim. Bla bla bla. O ponto é que, no primeiro parágrafo eu percebi que na verdade era hora de terminar esse blog. Dar um ponto final. E é me parece a coisa certa, mesmo que todo mundo esteja fazendo uma amalgama nas redes sociais entre negócio e vi...

Sistemas econômicos - Parte 2

Como falamos no post anterior a economia tem duas direções, a economia de comando (ou planejada, há vários nomes) e o livre mercado. De um lado temos um sistema onde o agente econômico se norteia apenas pela oferta, procura e a concorrência, a competição é que trariam os benefícios para os clientes. E no outro temos a economia planejada centralizada, onde especialistas ou agentes do governo controlam todos os meios produção e determinam o que deve ser produzido. Como exemplo temos em um extremo de liberdade econômica a Nova Zelândia onde o governo tem poucas taxas e regula quase nada do mercado. E no outro lado a Coreia do Norte onde o governo, determinada cada aspecto da economia, ele literalmente diz o que será, como e pra quem vai o que é produzido. Mas onde nós estamos? Bom, tirando esses dois caras, como vocês podem ver acima, o resto do mundo é de economia mista. Economia mista? Significa que o governo não controla tudo, e as necessidades do mercado, como a demanda e ofer...