Pular para o conteúdo principal

Se você tivesse uma máquina do tempo, mataria Hitler bebê?

No futuro você será odiado por todos pois escolherá o caminho do ódio. (Foto: Hitler bebê)
Um questionamento tão simples, mas que depois de 6 segundos eu pensei em vários desdobramentos interessantes:
  • Você mataria um bebê? Damn, eu não consegui matar dois bebês de ratazana, quanto mais um humano!
  • Se você tivesse matado, será que alguém tomaria o lugar dele já que ele aproveitou a situação emocional e econômica do país?
  • E se no lugar de matar você encorajasse Hitler a seguir a carreira na escola de artes?
  • O que será que Hitler seria para humanidade se não tivesse dado ouvido às teorias, se fosse instruído a buscar argumentos?
Talvez por terem vivido isso, alemães puderam pensar nessas coisas, e por isso também, a vergonha e resistência à qualquer movimento neonazista, porque eles sabem que as atrocidades não foram feitas apenas por Hitler, exército é uma parte da população militarizada. Eles sabem que o povo Alemão se uniu para cometer atrocidades apenas por ganância... né? Foi só por isso?

De muitos vídeos que você pode achar na internet:


{Pega um folego da bixíga}

Resumão: A primeira guerra mundial parecia impossível de ser ganha, então o governo Alemão decidiu se render e lidar com todas as consequências, perdendo território e desmontando o exército. Obviamente o país sofreu uma grave crise econômica, enquanto isso muitos Judeus se davam bem, no pós guerra. Uma parte da população começou a criar umas teorias de que perderam a guerra por causa de politicos e protestantes, e ainda que os Judeus lucravam COM o pós guerra. Hitler abraçou essa ideia profundamente. Tentou dar um golpe, falhou, foi preso. Um ano depois, recomeçou o projeto do partido nazista, 2 anos depois já tava ganhando popularidade. 

{Inspirando profundamente}

Bancos americanos tiraram dinheiro dos empréstimos no país. Hitler começou a fazer discursos e ganhar popularidade. Perdeu eleição. Mas o vencedor chamou ele pra fazer parte do governo pra ver se pegava a popularidade dele. E também por indicação de empresários e conselheiros. Apoiadores de Hitler começaram a formar milícias contra protestantes e um homem tacou fogo no parlamento, foi quando ele, Hitler, pediu poderes especiais. Alegando uma ameaça terrorista. O presidente morreu. Ele assumiu sem outra eleição. Muita gente apoiou Hitler, empresas e tudo mais.

{Uff...} 

Principais pontos da história:
  1. O povo criou as teorias do porque o país era uma merda. Não se basearam em fatos. Eles ignoraram que eles mesmos CAGARAM o país declarando guerra na 1º vez.
  2. Hitler absorveu essas teorias, e surgiu no poder utilizando discursos de ódio. Incitando medo.
  3. Uma pergunta: Porque os bancos tiraram o capital de circulação de um país que já tava quebrado?
  4. O governo que venceu de Hitler (com mais de 50%) aconselhado por homens de negócio e de olho na sua popularidade o trouxe para o topo. Onde, quando a oportunidade surgiu, se fez dono da porra toda.
  5. Todo mundo se calou enquanto Hitler tava indo bem. Tinha opositores claro, mas muita gente de poder, viu na ausência de concorrência uma ótima oportunidade.
Se você pensar bem, Hitler não fez nada demais só, na verdade ele foi o canalizador do ódio do povo e da ambição dos homens de negócio. Ele era o cara com "coragem de falar como resolver os problemas", mesmo sendo ideias absurdas e não baseada em fatos. 

Quais desses aspectos eu vejo no Brasil?

  • [Ignoramos nossas responsabilidades] Bom, o povo não admite que CAGOU o Brasil ignorando a corrupção. Achando que tá certo, que é isso mesmo. Tá no governo, é público, é pra roubar.
  • [Foda-se a lógica] O Brasil é polarizado, ninguém tenta entender o outro lado, até porque não entende o seu próprio. Os que se dizem da direita, não querem capitalismo, querem ser donos de monopólios. Como era antigamente, com os engenhos. Aqueles que se dizem da esquerda, sinceramente, não sei o que porra querem.
  • [Nós comprometemos, por olho grande e preguiça] Aceitamos Temer chegar ao poder porque era primeiro Dilma, depois Cunha, depois ele... Sim. É muita inocência de uma metade de um país, acreditar que a outra metade não só queria monopolizar. Vide, segundo ponto. 
  • [To lucrando, time que ta ganhando não se mexe] Tá todo mundo quieto. Tá tudo muito bom né? Todo mundo com rabo preso.

Enfim, apenas uma reflexão sobre que constrói ou destrói um país. Bolsonaro, ou Temer, ou Lula... Realmente se colocaram no poder sozinhos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malditos comunistas | Parte 1 - Sistemas econômicos

Karl Marx de boas "Esses países comunistas estão destruindo o mundo com pobreza." Que pena que não existem países comunistas de fato . "...a teoria do comunismo pode ser resumida em uma única frase: abolição da propriedade privada" - esse cara disse isso -> E o tópico de hoje é: Sistemas econômicos. Tem coisas que raramente a gente para pra pensar e realmente entender como funciona, as vezes o senso comum e um conhecimento superficial sobre o assunto é suficiente para tirar algum proveito . Mas muitas das vezes a falta de conhecimento vai fazer com que você tome no brioco e seja manipulado. No post de hoje eu quero compartilhar o conhecimento que venho adquirindo e também é do meu interesse melhor fixar esse conhecimento na minha cabeça e por causa desse meu egoísmo você pode sair ganhando alguma coisa. Então vou resumir dividir isso em duas partes - Ah... pera, antes disso, pra termos um modelo econômico precisamos de três perguntas pa...

Sistemas econômicos - Parte 2

Como falamos no post anterior a economia tem duas direções, a economia de comando (ou planejada, há vários nomes) e o livre mercado. De um lado temos um sistema onde o agente econômico se norteia apenas pela oferta, procura e a concorrência, a competição é que trariam os benefícios para os clientes. E no outro temos a economia planejada centralizada, onde especialistas ou agentes do governo controlam todos os meios produção e determinam o que deve ser produzido. Como exemplo temos em um extremo de liberdade econômica a Nova Zelândia onde o governo tem poucas taxas e regula quase nada do mercado. E no outro lado a Coreia do Norte onde o governo, determinada cada aspecto da economia, ele literalmente diz o que será, como e pra quem vai o que é produzido. Mas onde nós estamos? Bom, tirando esses dois caras, como vocês podem ver acima, o resto do mundo é de economia mista. Economia mista? Significa que o governo não controla tudo, e as necessidades do mercado, como a demanda e ofer...

Como engolir um elefante | Resolvendo grandes problemas.

    Vamos dizer que você precisa engolir um elefante... essa é sua missão, não tem saída, pegadinha ou nada, você tem que comer o elefante todo. A resposta é tão simples que você vai ficar com raiva: Por partes! "Oxe, que conversa é essa balão, se foda viu, negócio de me comer" Photo by Graham Hunt on Unsplash     É sério. Se você for bom entendedor já pode parar de ler o texto por aqui. Se você tem um grande problema à sua frente, quebre ele em pedaços menores e vá resolvendo um de cada vez. Mesma coisa com o elefante. Bem, eu não comeria um elefante de fato, eles são legais e tem uma ótima memória.     Mas se você precisa de um pouco mais de sustância nesse artigo, eu vou dar uns exemplos de como resolver problemas grandes demais, ou tão intrincados que você olha e não sabe nem por onde começar. Caso 1 - Quarto bagunçado.      Meu quarto tá uma desgraceira só! Por onde eu começo??? O que tá fora do l...