Pular para o conteúdo principal

Log 14.12.12017HE



Acabei de fazer um teste cognitivo em um site chamado Brain Check... E os resultados de certa forma não me surpreenderam, bem na parte da memória um pouco.

Começando pela memória imediata e com atraso (Delayed and Immediate Recall) parece estar muito bem. Basicamente tenho facilidade em reconhecer uma lista de nomes após um curto período de tempo. Eu esperava um pior desempenho.

Onde eu mais falhei, com certeza foi no teste de Flanker, que consiste indicar a direção da seta central, enquanto está cercada de outras setas que servem para distrair... Você precisa apertar P ou Q para indicar a direção o mais rápido possível enquanto as setas mudam a direção e localização na tela.

Flanker Test example on an iPad

Respostas erradas indicam problemas com controle cognitivo, habilidade de ignorar distrações e respostas baseadas em impulsos. Aqui é onde as coisas ficam interessantes, ou, curiosas... pelo menos pra mim.

ANTES DE TUDO, ESSES TESTES NÃO SÃO CONCLUSIVOS NEM SUBSTITUEM O ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL. E EU TO EXTRAPOLANDO CERTAS CONCLUSÕES.

Executive function é responsável por controle dos processos cognitivos, que incluem principalmente controle de atenção, que é a capacidade de ignorar sinais, ignorar os impulsos gerados por esses sinais. Ainda memória de trabalho que é uma memória de curta duração, mas separada da memória de curto prazo, e a flexibilidade de trocar de tarefas e pensar em múltiplos conceitos simultaneamente.

Agora, o problema de uma autoavaliação é cair no viés da confirmação, que é basicamente você só presta atenção nas situações e ocorrências que confirmam sua hipótese. E isso pode acontecer durante a coleta dos dados, processamento dos dados, interpretação, etc. Você fica procurando, inconscientemente coisas que confirmam o que você acredita. Similar às bolhas que o Facebook cria para cada usuário. Mais aqui.

Nos últimos 4 meses eu realmente demonstrei problemas de atenção, no trabalho e em tarefas menores. Dificuldade inclusive em escrever esse texto, enquanto alternava entre abas e ler conceitos e compreender o que realmente eles queriam dizer. Falta de objetividade e foco. Dificuldade em ir de A para B da forma mais rápida possível. O que geralmente ocorre é que eu meus pensamentos divagam entre várias outras coisas antes de concluir o caminho.

O sintoma inicial e mais irritante foi a incapacidade de ignorar sinais do meio: como luz, sons e até mesmo pensamentos.

Na verdade, um dos problemas da despersonalização/desrealização é a super vigilância de todas ações e pensamentos. Quase como se fossem dois "eus" dentro da minha cabeça, um pensando em coisas e rapidamente alterando os tópicos enquanto o outro observava, "minha nossa, que absurdo esses pensamentos se formando na minha cabeça". Isso aqui não é um conceito que eu li da internet, eu vivi isso.

A boa noticia sobre esses problemas é que os sintomas tem reduzido drasticamente... bom, pelo menos é o que parece. O difícil aqui é dizer, o quão correta é esta afirmação. "Eu realmente estou ficando melhor? Ou só estou achando que estou e etc..." Então eu preciso de métricas que estão fora da minha cabeça, que eu posso compartilhar com outras pessoas e que elas possam dizer, "Ei, você melhorou nisso". (A propósito, preciso decidir quando usar itálico).

Nessa linha de raciocínio, que eu espero que seja sã, minhas alternativas de coleta de dados são, minha produtividade geral, o quanto tempo eu consigo focar em uma tarefa e a velocidade em que eu progredi para concluir essa tarefa. Esse teste, que farei periodicamente. E minha felicidade geral, afinal um dos problemas eram pensamentos recorrentes que me traziam insatisfação e infelicidade.

Conclusão: O teste apresenta informações que se correlacionam com os comportamentos e problemas que tenho enfrentado no dia a dia. Inclusive, as notas que fiz nos últimos 4 meses comprovam (em certo nível) isso.

Nota: Expandir estudos acerca do Córtex Pré-frontal. Já que ele está relacionado a personalidade e tomada de decisões e ainda, moderação do comportamento social. Tendo em vista que eu demonstrei mudanças drásticas no meu comportamento social.

Fim do log 14.12.12017HE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malditos comunistas | Parte 1 - Sistemas econômicos

Karl Marx de boas "Esses países comunistas estão destruindo o mundo com pobreza." Que pena que não existem países comunistas de fato . "...a teoria do comunismo pode ser resumida em uma única frase: abolição da propriedade privada" - esse cara disse isso -> E o tópico de hoje é: Sistemas econômicos. Tem coisas que raramente a gente para pra pensar e realmente entender como funciona, as vezes o senso comum e um conhecimento superficial sobre o assunto é suficiente para tirar algum proveito . Mas muitas das vezes a falta de conhecimento vai fazer com que você tome no brioco e seja manipulado. No post de hoje eu quero compartilhar o conhecimento que venho adquirindo e também é do meu interesse melhor fixar esse conhecimento na minha cabeça e por causa desse meu egoísmo você pode sair ganhando alguma coisa. Então vou resumir dividir isso em duas partes - Ah... pera, antes disso, pra termos um modelo econômico precisamos de três perguntas pa...

Sistemas econômicos - Parte 2

Como falamos no post anterior a economia tem duas direções, a economia de comando (ou planejada, há vários nomes) e o livre mercado. De um lado temos um sistema onde o agente econômico se norteia apenas pela oferta, procura e a concorrência, a competição é que trariam os benefícios para os clientes. E no outro temos a economia planejada centralizada, onde especialistas ou agentes do governo controlam todos os meios produção e determinam o que deve ser produzido. Como exemplo temos em um extremo de liberdade econômica a Nova Zelândia onde o governo tem poucas taxas e regula quase nada do mercado. E no outro lado a Coreia do Norte onde o governo, determinada cada aspecto da economia, ele literalmente diz o que será, como e pra quem vai o que é produzido. Mas onde nós estamos? Bom, tirando esses dois caras, como vocês podem ver acima, o resto do mundo é de economia mista. Economia mista? Significa que o governo não controla tudo, e as necessidades do mercado, como a demanda e ofer...

Como engolir um elefante | Resolvendo grandes problemas.

    Vamos dizer que você precisa engolir um elefante... essa é sua missão, não tem saída, pegadinha ou nada, você tem que comer o elefante todo. A resposta é tão simples que você vai ficar com raiva: Por partes! "Oxe, que conversa é essa balão, se foda viu, negócio de me comer" Photo by Graham Hunt on Unsplash     É sério. Se você for bom entendedor já pode parar de ler o texto por aqui. Se você tem um grande problema à sua frente, quebre ele em pedaços menores e vá resolvendo um de cada vez. Mesma coisa com o elefante. Bem, eu não comeria um elefante de fato, eles são legais e tem uma ótima memória.     Mas se você precisa de um pouco mais de sustância nesse artigo, eu vou dar uns exemplos de como resolver problemas grandes demais, ou tão intrincados que você olha e não sabe nem por onde começar. Caso 1 - Quarto bagunçado.      Meu quarto tá uma desgraceira só! Por onde eu começo??? O que tá fora do l...