Acabei de fazer um teste cognitivo em um site chamado Brain Check... E os resultados de certa forma não me surpreenderam, bem na parte da memória um pouco.
Começando pela memória imediata e com atraso (Delayed and Immediate Recall) parece estar muito bem. Basicamente tenho facilidade em reconhecer uma lista de nomes após um curto período de tempo. Eu esperava um pior desempenho.
Onde eu mais falhei, com certeza foi no teste de Flanker, que consiste indicar a direção da seta central, enquanto está cercada de outras setas que servem para distrair... Você precisa apertar P ou Q para indicar a direção o mais rápido possível enquanto as setas mudam a direção e localização na tela.
Respostas erradas indicam problemas com controle cognitivo, habilidade de ignorar distrações e respostas baseadas em impulsos. Aqui é onde as coisas ficam interessantes, ou, curiosas... pelo menos pra mim.
ANTES DE TUDO, ESSES TESTES NÃO SÃO CONCLUSIVOS NEM SUBSTITUEM O ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL. E EU TO EXTRAPOLANDO CERTAS CONCLUSÕES.
Executive function é responsável por controle dos processos cognitivos, que incluem principalmente controle de atenção, que é a capacidade de ignorar sinais, ignorar os impulsos gerados por esses sinais. Ainda memória de trabalho que é uma memória de curta duração, mas separada da memória de curto prazo, e a flexibilidade de trocar de tarefas e pensar em múltiplos conceitos simultaneamente.
Agora, o problema de uma autoavaliação é cair no viés da confirmação, que é basicamente você só presta atenção nas situações e ocorrências que confirmam sua hipótese. E isso pode acontecer durante a coleta dos dados, processamento dos dados, interpretação, etc. Você fica procurando, inconscientemente coisas que confirmam o que você acredita. Similar às bolhas que o Facebook cria para cada usuário. Mais aqui.
Nos últimos 4 meses eu realmente demonstrei problemas de atenção, no trabalho e em tarefas menores. Dificuldade inclusive em escrever esse texto, enquanto alternava entre abas e ler conceitos e compreender o que realmente eles queriam dizer. Falta de objetividade e foco. Dificuldade em ir de A para B da forma mais rápida possível. O que geralmente ocorre é que eu meus pensamentos divagam entre várias outras coisas antes de concluir o caminho.
O sintoma inicial e mais irritante foi a incapacidade de ignorar sinais do meio: como luz, sons e até mesmo pensamentos.
Na verdade, um dos problemas da despersonalização/desrealização é a super vigilância de todas ações e pensamentos. Quase como se fossem dois "eus" dentro da minha cabeça, um pensando em coisas e rapidamente alterando os tópicos enquanto o outro observava, "minha nossa, que absurdo esses pensamentos se formando na minha cabeça". Isso aqui não é um conceito que eu li da internet, eu vivi isso.
A boa noticia sobre esses problemas é que os sintomas tem reduzido drasticamente... bom, pelo menos é o que parece. O difícil aqui é dizer, o quão correta é esta afirmação. "Eu realmente estou ficando melhor? Ou só estou achando que estou e etc..." Então eu preciso de métricas que estão fora da minha cabeça, que eu posso compartilhar com outras pessoas e que elas possam dizer, "Ei, você melhorou nisso". (A propósito, preciso decidir quando usar itálico).
Nessa linha de raciocínio, que eu espero que seja sã, minhas alternativas de coleta de dados são, minha produtividade geral, o quanto tempo eu consigo focar em uma tarefa e a velocidade em que eu progredi para concluir essa tarefa. Esse teste, que farei periodicamente. E minha felicidade geral, afinal um dos problemas eram pensamentos recorrentes que me traziam insatisfação e infelicidade.
Conclusão: O teste apresenta informações que se correlacionam com os comportamentos e problemas que tenho enfrentado no dia a dia. Inclusive, as notas que fiz nos últimos 4 meses comprovam (em certo nível) isso.
Nota: Expandir estudos acerca do Córtex Pré-frontal. Já que ele está relacionado a personalidade e tomada de decisões e ainda, moderação do comportamento social. Tendo em vista que eu demonstrei mudanças drásticas no meu comportamento social.
Fim do log 14.12.12017HE
Comentários
Postar um comentário