Antes de tudo, por que carambolas você deveria se importar em melhorar sua vida?
Bem... Para evitar mais sofrimento estúpido que você não precisa! Porque se você não se organizar propriamente na vida, você vai pagar por isso. Pessoas com quem você se importa vão pagar por isso.
E você poderia dizer "Mas eu não me importo com o sofrimento!"
Na verdade isso é mentira! Você se importa. Porque ninguém que está em sofrimento diria:
"Não me importo se esse sofrimento fosse embora." Isso pode até acontecer, mas é raro, até a pessoa que desistiu da vida e considera suicídio, em certos casos quer apenas se livrar da dor através da morte. Essa desistência da vida é uma consequência de não mais suportar o sofrimento da vida.
Fundamentalmente, viver é passar por sofrimento e a partir do momento que você aceita isso e para de ser amargo com o mundo, você começa a ver que a vida não é só isso. E se você aceita que a vida não é só felicidades e que menos sofrimento pode fazer sua passagem por aqui melhor, então a questão se torna. "Como que eu faço para tomar jeito na vida? Para evitar que eu traga ainda mais sofrimento desnecessário pra minha vida?"
O conceito
Olhe em volta, busque por algo que lhe incomoda, que te faz infeliz e veja se você consegue consertar...Vamos supor que você faça isso com seu quarto (eu fiz com o meu): "Tem uma pilha de roupas que eu poderia organizar. Ou aquele monte de papel na sua mesa que você não organiza a meses." E por ai vai. Você gasta uns 10 minutos refletindo sobre o seu quarto, pensando no que poderia fazer sua vida melhor e as coisas vão começar a aparecer. Você não está apenas organizando o mundo físico, você está restabelecendo/reorganizando a sua experiência no mundo (mais sobre isso no final).
Não só no seu quarto, pode ser na sua casa toda ou no seu escritório... Se as coisas se anunciarem para você em necessidade de reparo... conserta-as!. Você conserta 100 coisas assim e sua vida será diferente. Principalmente as coisas que são rotineiras, coisas que você pode considerar parte de você, da sua existência, é só fazer as contas, aqueles pequenos incômodos do dia a dia, livre-se deles.
Na prática
Você não vê um helicóptero com defeito e vai começar a cutucar para ver se conserta. Você começa com coisas no seu alcance, no seu domínio de conhecimento. Escolha um cômodo e pense: "Como eu posso gastar 30 minutos tornando esse ambiente melhor para viver?"Você precisa pensar ativamente em como desenhar sua rotina, seu campo de existência, sua casa... Seja lá o que for... de forma que sua vida seja melhor.
Você constrói um quadro de ferramentas para construir outras coisas de forma mais eficiente. (Foto por Barn Images em Unsplash)
|
E isso funciona? (A ciência por trás)
Apenas tente e me diga. De verdade, pode falar comigo.Mas se você quer um pouco da ciência de como isso pode funcionar... Vamos lá. O efeito disso da sua vida está diretamente ligado à como você experiência o mundo e o que você considera seu limite de ser. Um exemplo fácil pra entender o que eu to falando é seu celular. Ele é parte de você, ele é um novo canal de comunicação, é sua memória... Você consegue utilizar seu smartphone para captar e atuar no mundo.
E, tudo isso tem a ver com FOCO. Seu cérebro funciona de uma forma muito interessante, a partir do momento que você trava seu foco em um elemento da vida, e tenha cuidado com o que você escolhe, seu cérebro vai modificar como percebe o mundo. Um dos exemplos mais conhecidos disso é o do experimento com os jogadores de basquete de preto e branco. Onde você precisa contar quantas vezes cada time tocou na bola. Os participantes do experimento foram incapazes de perceber um gorila passando pela quadra.
Por tanto, escolha bem no que você vai focar na sua vida. Pois seu cérebro vai modificar a percepção de mundo em volta do que você está focando. E essa é uma das formas de mudar sua vida, em 2018 ou hoje mesmo. Ou todos dias, até o fim dela.
Esse texto foi inspirado pela aula 2017 Personality 10: Humanism & Phenomenology: Carl Rogers pelo canadense professor de psicologia Jordan B Peterson.
Que eu encontrei através deste outro vídeo, que resume pontos altos da aula.
Instagram _KelvinRomero
Twitter _KelvinRomero
Comentários
Postar um comentário