Photo by pan xiaozhen on Unsplash |
1. Quando uma nova memória é criada isso significa que uma mudança física literalmente acontece no seu cérebro. (Isso mesmo, como se fosse um músculo, seu cérebro cresce e se reestrutura).
2. Você precisa dar um descanso para seu cérebro, para que ele fortaleça essas novas estruturas. Se você começar a estudar outra coisa, ele vai deixar aquilo de lado e vai meio que deixar de arquivar as coisas corretamente. Então você precisa dar pausas nos estudos, para que o cérebro tenha tempo de curar as novas informações.
3. É por isso que você deve espaçar as sessões de estudo. Estudar 10 horas seguidas não serve de nada, você vai só sobrecarregar seu cérebro e gastar energia. É melhor 2 horas durante o decorrer de uma semana. E ainda melhor se você tirar cochilos, que são parte importante na consolidação de memórias.
4. Quanto mais difícil recuperar uma memória, mais forte aquela conexão vai ser. É ai que entra a parte difícil. Você tem que descobrir o ponto em que você está prestes a esquecer algo que estudou e tentar relembrar.
5. Uma das formas de fazer isso é ir aumentando a distância entre os dias que você estudou um tópico. Ou reduzindo a frequência que você o estuda durante a semana. Você pode por exemplo utilizar o Sistema de Leitner, um sistema de espaçamento de estudos que pode te ajudar a melhorar sua eficiência nos estudos. Gastando menos horas e recordando mais coisas:
- Faça cartões com perguntas sobre os tópicos que você está estudando.
- Separe 5 caixas e coloque dentro dela os cartões com as perguntas. Inicialmente todos na 1º.
- Da esquerda para a direita. Na primeira caixa você tem que responder os cartões todo dia. A segunda a cada 3 dias. A terceira a cada 1 semana. A 4º a cada duas semanas. E a ultima antes das provas.
- Se você acertar a resposta do cartão que você tirou da caixa, mova-o para a caixa da direita. Agora se você errar, não importa a caixa de onde puxou o cartão, ele volta para a primeira.
Exemplo de como funcionária. Fonte: Wikipédia. |
Bônus: Esse post foi uma forma de trabalhar na recuperação de memória. Ensinando para outros o que eu acabei de aprender. Tente ensinar o que você aprendeu para alguém que quer saber. Tenha um blog ou vlog. Compartilhe seu conhecimento.
Comentários
Postar um comentário