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Planejamento e organização dos estudos

Nosso objetivo: Garantir que você vai encontrar os materiais que precisa e lembrar do que deve ser feito.

    De cara temos que ter em mente o seguinte, a melhor estratégia para fazer qualquer estratégia funcionar é reduzir a resistência ou fricção para manter-se dentro do plano. Comece a pensar como um designer, pense em como você realmente vai utilizar aqueles recursos e como eles se encaixam na rua rotina atual. Não importam quais sejam, façam com que eles sejam mais fáceis do que deixar tudo bagunçado ou para última hora.

No caso de planejamento e organização dos estudos você vai precisar basicamente de 2 coisas:
  • Organização: Um lugar para fazer anotações das aulas, trabalhos e tópicos estudados
    • Sistema de anotações
    • Armazenamento
  • Planejamento: Um agenda para gerenciar suas atividades e lembrar de datas limites
    • Gerenciador de tarefas
    • Calendário

Planejamento

    Novamente não importa o que você escolha usar, só importa o que funciona para você. Você precisa ter um local, seja esse um caderno ou um aplicativo para listar as atividades que precisam ser executadas e um calendário para distribuir essa atividade ao longo do tempo, e muito frequentemente, até o limite da data de entrega que você tem. Alguns exemplos que posso citar para você são:
  • Trello
    • Para utilizar como Kanban e tratar cada disciplina como um projeto.
  • Google Calendar
    • Obviamente como uma Agenda, para colocar suas atividades.
  • Google Keep
    • Como um aplicativo de lista de tarefas
  • Entre outros:
    • Todoist
    • Notes (Mac)
    • One Note
    • etc
    Eu recomendo o seguinte: Comece preenchendo sua agenda com atividade obrigatórias ou necessárias. Como as aulas, dormir, horário de almoço etc. Em um pedaço de papel ou num quadro ou no Trello, liste seus projetos e cada uma das etapas desses projetos, datas de entrega, sem muito detalhes. Mas uma dica importante é, quebre em partes que você pode digerir, porque o segredo pra comer um elefante é... por partes. Depois que você tiver esses pedaços mais tangíveis do que deve ser feito, vá preenchendo sua agenda, nos espaços livres. Ah, e não esqueça de colocar um tempo para descanso, porque isso é essencial para seu cérebro consolidar o que foi estudo como já falei nesse post.

    Particularmente eu utilizo o Google Agenda (Calendar) e o Keep. No Keep eu anoto no máximo 3 atividades. As próximas 3 coisas mais importantes que preciso fazer de um projeto. Exemplo:

Organização

    Você precisa armazenar suas anotações e trabalhos de uma forma que você vai achar. E um exemplo que eu posso dar muito rápido e que você pode aplicar qualquer outra mídia é como eu uso o Google Drive para armazenar as informações do meu relatório de estágio (equivalente ao TCC):


    No meu Drive eu tenho uma pasta para assuntos acadêmicos, dentro dela o IFPB e dentro dela a pasta do relatório. Como estou indo para a fase de pré-banca, tenho apenas um primeiro esboço (seguindo as normas da abnt) o que um relatório deve ter. Mas é importante notar que eu criei uma pasta chamada Concepts In Depth, onde eu destrincho cada um dos conceitos ou ferramentas que uso no meu estágio em muita profundidade ou detalhe antes de inserir no meu relatório.

Um outro exemplo é como organizo o conteúdo que posto na internet:


    Na minha pasta de criação de conteúdo eu escrevo várias ideias de roteiros, que depois podem ser transformadas para qualquer formato, post de um blog (nesse caso), vídeo ou publicação no Linkedin.

    E novamente, essas são as ferramentas que eu uso e a metodologia que funciona pra mim, você precisa desenhar seu ambiente de forma que você vá realmente utilizar e sinta prazer em manter organizado.

O primeiro passo e mais importante é se comprometer a utilizar a ferramenta que você escolheu para as situações que você acha que elas se encaixam melhor. Por exemplo, se você, como eu, faz suas anotações no Google Drive, na hora que vier uma ideia, abra-o e vá direto para pasta onde aquela informação deve ser armazenada. A mesma coisa se você utilizar o Evernote ou um caderno físico que você separou uma matéria para cada tópico de estudo.

    Isso inclui também a ferramenta de planejamento, como o calendário. Se você definiu usar o Google Calendar ou o método de Bullet Jornal, sempre que surgir um compromisso, vá diretamente para lá e salve-o. Crie o hábito de sempre usar as mesmas ferramentas e utilizar o padrão que você pré-definiu.

    E sobre padronizar, por experiência própria, não precisa ficar preso à um padrão. Até porque sua vida muda e é preciso se adaptar rapidamente. Insistir em um modelo de organização que dá mais trabalho do que não anotar não é vantagem. Fique atento para quando esse processo demanda mais do seu tempo do que se você não se organizasse. Lembre-se que o ponto principal é mais a eficiência.

    Então, quando você perceber que sua rotina mudou, o que os métodos atuais já não satisfazem essa condição, renove-se.

Bônus: Quando você tem esse controle do que você planeja fazer e do que você realmente acaba fazendo você tem como apontar onde sua produtividade se perdeu. E analisar soluções para que não se repita na próxima semana. E algumas vezes, como foi meu caso, você simplesmente acha que é um robô e colocou atividades demais para realizar, mais do que é humanamente possível, nesse caso, apenas diminua a quantidade.

    No fim isso é um hábito / habilidade que se constrói com o tempo. Em 20 dias você vai começar a fazer essas coisas sem nem perceber. Os primeiros 20 dias são os mais difíceis, mas com paciência e dedicação você vai encontrar uma rotina que se adequa a quem você é e seu estilo de vida, mas que mantém você numa zona de progresso contínuo (diferente de uma zona de conforto ou de estresse).

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