Pular para o conteúdo principal

Vilões existem?

 [Este post é um teaser do conteúdo]

Depende.

Eu poderia encerrar este post por aqui mesmo. Com apenas um "depende.". Isso mesmo, a palavra e o ponto, ou os pontos de vista que o que eu quero dizer com o verbo "depender". Ou seja, depende de algo, depende da situação.

Vou continuar mais na frente sobre vilões, mas antes...

Por que esse é o primeiro post? Bom, curiosamente essa é uma resposta que depende de diversos fatos. Na verdade, uma cadeia deles... provavelmente algum "vilão" da humanidade me permitiu poder fazer estes questionamentos hoje, mesmo que não tenha sido sua intenção inicial. Bem.. a palavra "permitiu" não se encaixa adequadamente aqui para definir a causa, não se encaixa, não sozinha. Mas posso adicionar dezenas de outras: inspirou, causou-me questionamentos, influênciou, etc...

Então eu me pergunto se me perguntarão se eu venero vilões. Provavelmente, então já respondendo: não venero.

Seria uma pessoa um amontoado de informação que nasceu contendo todas as suas qualidades, boas ou negativas? Nope. Você é uma pessoa completamente diferente do que costumava ser 5 anos atrás, além das experiências que alteraram sua percepção de mundo, caráter e comportamento, todos os seus átomos são completamente novos. Você é física e mentalmente outra pessoa. Se pensar bem, as suas fotos não são suas. Ao mesmo tempo, somos o presente e todos os fatos que precedem este momento.

Voltando aos vilões, eu e você ;D, eles não nascem, como diria Eric Fromm, são um produto, fruto da sociedade. E como eu particularmente acredito, todos podem viajar entre estes dois mundos do "bem" e do "mau". Ambos bebem da mesma água, usam o mesmo o mesmo combustível, a mesma força para trabalhos diferentes.

Na idade média, você poderia ser um vilão e ainda ser um herói. Villanus, do latim, que basicamente nomeava as pessoas que viviam em vilas, fazendeiros.  Mas imagine ser o carinha da vila que salvou a princesa?

E sem tomar postura de defesa de nenhuma ação tomada por vilões ou heróis, afirmo: As pessoas não são uma imagem estática. São como um filme, diferentes fotografias, sobrepostas, animada de uma forma finita, porém de continua mudança.

Todos os vilões de nossa história causaram sofrimento, atraso e avanço, mortes e a criação de herois. Mas qual relevante foi isso para a história do universo. Uma existência tão curta que para o planeta vizinho, não fez diferença. Ou depende?


Postagens mais visitadas deste blog

Malditos comunistas | Parte 1 - Sistemas econômicos

Karl Marx de boas "Esses países comunistas estão destruindo o mundo com pobreza." Que pena que não existem países comunistas de fato . "...a teoria do comunismo pode ser resumida em uma única frase: abolição da propriedade privada" - esse cara disse isso -> E o tópico de hoje é: Sistemas econômicos. Tem coisas que raramente a gente para pra pensar e realmente entender como funciona, as vezes o senso comum e um conhecimento superficial sobre o assunto é suficiente para tirar algum proveito . Mas muitas das vezes a falta de conhecimento vai fazer com que você tome no brioco e seja manipulado. No post de hoje eu quero compartilhar o conhecimento que venho adquirindo e também é do meu interesse melhor fixar esse conhecimento na minha cabeça e por causa desse meu egoísmo você pode sair ganhando alguma coisa. Então vou resumir dividir isso em duas partes - Ah... pera, antes disso, pra termos um modelo econômico precisamos de três perguntas pa...

Sistemas econômicos - Parte 2

Como falamos no post anterior a economia tem duas direções, a economia de comando (ou planejada, há vários nomes) e o livre mercado. De um lado temos um sistema onde o agente econômico se norteia apenas pela oferta, procura e a concorrência, a competição é que trariam os benefícios para os clientes. E no outro temos a economia planejada centralizada, onde especialistas ou agentes do governo controlam todos os meios produção e determinam o que deve ser produzido. Como exemplo temos em um extremo de liberdade econômica a Nova Zelândia onde o governo tem poucas taxas e regula quase nada do mercado. E no outro lado a Coreia do Norte onde o governo, determinada cada aspecto da economia, ele literalmente diz o que será, como e pra quem vai o que é produzido. Mas onde nós estamos? Bom, tirando esses dois caras, como vocês podem ver acima, o resto do mundo é de economia mista. Economia mista? Significa que o governo não controla tudo, e as necessidades do mercado, como a demanda e ofer...

Como engolir um elefante | Resolvendo grandes problemas.

    Vamos dizer que você precisa engolir um elefante... essa é sua missão, não tem saída, pegadinha ou nada, você tem que comer o elefante todo. A resposta é tão simples que você vai ficar com raiva: Por partes! "Oxe, que conversa é essa balão, se foda viu, negócio de me comer" Photo by Graham Hunt on Unsplash     É sério. Se você for bom entendedor já pode parar de ler o texto por aqui. Se você tem um grande problema à sua frente, quebre ele em pedaços menores e vá resolvendo um de cada vez. Mesma coisa com o elefante. Bem, eu não comeria um elefante de fato, eles são legais e tem uma ótima memória.     Mas se você precisa de um pouco mais de sustância nesse artigo, eu vou dar uns exemplos de como resolver problemas grandes demais, ou tão intrincados que você olha e não sabe nem por onde começar. Caso 1 - Quarto bagunçado.      Meu quarto tá uma desgraceira só! Por onde eu começo??? O que tá fora do l...