[Este post é um teaser do conteúdo]
Depende.
Eu poderia encerrar este post por aqui mesmo. Com apenas um "depende.". Isso mesmo, a palavra e o ponto, ou os pontos de vista que o que eu quero dizer com o verbo "depender". Ou seja, depende de algo, depende da situação.
Vou continuar mais na frente sobre vilões, mas antes...
Por que esse é o primeiro post? Bom, curiosamente essa é uma resposta que depende de diversos fatos. Na verdade, uma cadeia deles... provavelmente algum "vilão" da humanidade me permitiu poder fazer estes questionamentos hoje, mesmo que não tenha sido sua intenção inicial. Bem.. a palavra "permitiu" não se encaixa adequadamente aqui para definir a causa, não se encaixa, não sozinha. Mas posso adicionar dezenas de outras: inspirou, causou-me questionamentos, influênciou, etc...
Então eu me pergunto se me perguntarão se eu venero vilões. Provavelmente, então já respondendo: não venero.
Seria uma pessoa um amontoado de informação que nasceu contendo todas as suas qualidades, boas ou negativas? Nope. Você é uma pessoa completamente diferente do que costumava ser 5 anos atrás, além das experiências que alteraram sua percepção de mundo, caráter e comportamento, todos os seus átomos são completamente novos. Você é física e mentalmente outra pessoa. Se pensar bem, as suas fotos não são suas. Ao mesmo tempo, somos o presente e todos os fatos que precedem este momento.
Voltando aos vilões, eu e você ;D, eles não nascem, como diria Eric Fromm, são um produto, fruto da sociedade. E como eu particularmente acredito, todos podem viajar entre estes dois mundos do "bem" e do "mau". Ambos bebem da mesma água, usam o mesmo o mesmo combustível, a mesma força para trabalhos diferentes.
Na idade média, você poderia ser um vilão e ainda ser um herói. Villanus, do latim, que basicamente nomeava as pessoas que viviam em vilas, fazendeiros. Mas imagine ser o carinha da vila que salvou a princesa?
E sem tomar postura de defesa de nenhuma ação tomada por vilões ou heróis, afirmo: As pessoas não são uma imagem estática. São como um filme, diferentes fotografias, sobrepostas, animada de uma forma finita, porém de continua mudança.
Todos os vilões de nossa história causaram sofrimento, atraso e avanço, mortes e a criação de herois. Mas qual relevante foi isso para a história do universo. Uma existência tão curta que para o planeta vizinho, não fez diferença. Ou depende?