Como aspirante a empreendedor estou confuso com esses dois conceitos.
- Boas empresas manipulam os clientes com medo ou ofertas de "gratuitos" reduzindo o risco de aderir à um novo serviço, produto ou empresa. Grandes empresas simplesmente oferecem o que eles acreditam. Simon Sinek
- Dê o seu melhor (produto/serviço/conteúdo) gratuitamente. E uma pessoa certa, vai fazer seu negócio decolar. Gary Vaynerchuk
Resumi a opinião deles ao que realmente interessa.
Se você está começando um negócio ou é uma pequena empresa no Brasil... dar coisas de graça, ou o seu melhor x de graça não parece algo muito viável. Por outro lado, quando você se pergunta, porque faz o que faz... no cenário ideal, você deveria dar isso ao mundo de graça.
Eles não falam só sobre isso, Simon fala sobre como as emoções e racionalidade nos afeta. Como a confiança em uma pessoa, produto ou empresa se constrói. Como ser um grande líder. Como tomar conta dos outros e trabalhar em equipe.
Gary coloca tanta energia nos seus vídeos e palestras que é difícil não ficar animado com o que podemos fazer por outros. Como devemos trabalhar na nossa paixão e coloca nosso melhor produto, conteúdo ou serviço de graça. Para desenvolvermos uma espécie de autoridade.
Ao mesmo tempo que "de graça" é uma estratégia manipulativa também é uma forma de dar ao mundo as coisas que você acredita. Eventualmente ganhar o reconhecimento pelo seu trabalho. "De graça" pode ser mais de uma coisa! E é isso que me deixa um tanto quanto confuso.
Para Simon, a gente deveria simplesmente estar colocando no mundo ações e produtos e serviços que, repetidamente, afirmam nosso compromisso com os ideias. E ainda, manipulação ajuda a fechar negócio, mas lealdade vem do valor que você entrega.
Qual dos dois está falando a verdade?
Se gratuito faz parte do seu modelo de negócio, Open Source por exemplo, então isso estaria totalmente alinhado com seus valores. Mas imagine que você tem um restaurante, comida gratuita definitivamente é manipulativo. Porém alguns pratos gratuitos seja essencial para seu estabelecimento decolar e conseguir uma certa estabilidade no mercado.
Os dois estão certos. Mas as vezes vão estar errados. Minha dúvida ficou menos irritante quando cheguei a conclusão que a mensagem que eles passam não são definitivas, podem ser moldadas dependendo da situação.
E indo mais longe, talvez Simon fale mais sobre o motivação interno de fazermos algo por outros. E Gary seja um ótimo estrategista e domine a arte de chegar no destino desejado. Habilidades complementares talvez, não opostas como eu imaginei inicialmente.
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