Pular para o conteúdo principal

Sinek vs Vaynerchuk

Como aspirante a empreendedor estou confuso com esses dois conceitos.
- Boas empresas manipulam os clientes com medo ou ofertas de "gratuitos" reduzindo o risco de aderir à um novo serviço, produto ou empresa. Grandes empresas simplesmente oferecem o que eles acreditam. Simon Sinek

- Dê o seu melhor (produto/serviço/conteúdo) gratuitamente. E uma pessoa certa, vai fazer seu negócio decolar.  Gary Vaynerchuk

Resumi a opinião deles ao que realmente interessa.


Se você está começando um negócio ou é uma pequena empresa no Brasil... dar coisas de graça, ou o seu melhor x de graça não parece algo muito viável. Por outro lado, quando você se pergunta, porque faz o que faz... no cenário ideal, você deveria dar isso ao mundo de graça.

Eles não falam só sobre isso, Simon fala sobre como as emoções e racionalidade nos afeta. Como a confiança em uma pessoa, produto ou empresa se constrói. Como ser um grande líder. Como tomar conta dos outros e trabalhar em equipe.

Gary coloca tanta energia nos seus vídeos e palestras que é difícil não ficar animado com o que podemos fazer por outros. Como devemos trabalhar na nossa paixão e coloca nosso melhor produto, conteúdo ou serviço de graça. Para desenvolvermos uma espécie de autoridade.

Ao mesmo tempo que "de graça" é uma estratégia manipulativa também é uma forma de dar ao mundo as coisas que você acredita. Eventualmente ganhar o reconhecimento pelo seu trabalho. "De graça" pode ser mais de uma coisa! E é isso que me deixa um tanto quanto confuso.

Para Simon, a gente deveria simplesmente estar colocando no mundo ações e produtos e serviços que, repetidamente, afirmam nosso compromisso com os ideias. E ainda, manipulação ajuda a fechar negócio, mas lealdade vem do valor que você entrega.

Qual dos dois está falando a verdade?

Se gratuito faz parte do seu modelo de negócio, Open Source por exemplo, então isso estaria totalmente alinhado com seus valores. Mas imagine que você tem um restaurante, comida gratuita definitivamente é manipulativo. Porém alguns pratos gratuitos seja essencial para seu estabelecimento decolar e conseguir uma certa estabilidade no mercado. 

Os dois estão certos. Mas as vezes vão estar errados. Minha dúvida ficou menos irritante quando cheguei a conclusão que a mensagem que eles passam não são definitivas, podem ser moldadas dependendo da situação.

E indo mais longe, talvez Simon fale mais sobre o motivação interno de fazermos algo por outros. E Gary seja um ótimo estrategista e domine a arte de chegar no destino desejado. Habilidades complementares talvez, não opostas como eu imaginei inicialmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Malditos comunistas | Parte 1 - Sistemas econômicos

Karl Marx de boas "Esses países comunistas estão destruindo o mundo com pobreza." Que pena que não existem países comunistas de fato . "...a teoria do comunismo pode ser resumida em uma única frase: abolição da propriedade privada" - esse cara disse isso -> E o tópico de hoje é: Sistemas econômicos. Tem coisas que raramente a gente para pra pensar e realmente entender como funciona, as vezes o senso comum e um conhecimento superficial sobre o assunto é suficiente para tirar algum proveito . Mas muitas das vezes a falta de conhecimento vai fazer com que você tome no brioco e seja manipulado. No post de hoje eu quero compartilhar o conhecimento que venho adquirindo e também é do meu interesse melhor fixar esse conhecimento na minha cabeça e por causa desse meu egoísmo você pode sair ganhando alguma coisa. Então vou resumir dividir isso em duas partes - Ah... pera, antes disso, pra termos um modelo econômico precisamos de três perguntas pa...

Transtornos de ansiedade 101. Porquê falar sobre isso. O que acontece no seu cérebro.

Por que devemos falar sobre ansiedade? Bem, dia 02 publiquei meu primeiro vlog de 2018, falando vagamente sobre como meu ano de 2017 foi terrível. E indiquei um link daqui sobre a crise de ansiedade que tive no ano passado. O post descrevia o quão terrível foi, parte dos sintomas e o mais ou menos como eu tenho lidado com isso. É um post longo, que certamente necessita de continuação. Porém não só por estar incompleto, mas porque pessoas me procuraram para agradecer o fato de eu ter compartilhado a minha experiência, eu percebi que precisava expandir o debate acerca do assunto. Eu compreendi que divulgar a minha abordagem científica ao negócio era maior que eu, é sobre ajudar aos outros. E como um cidadão vejo que é um dever contribuir para uma sociedade melhor estruturada e equipada para lidar com os problemas que a vida pode trazer. E eu nem to me candidatando em 2018. Você não faz piadas sobre uma pessoa ter uma perna faltando né? Sobre ter hepatite? Ou chegou em um conhecido...

A chave para o crescimento do meu negócio

Na verdade o negócio é da família... Mas é o seguinte, esses últimos dias eu passei horas mastigando números, jogando CS, dormindo, lendo sobre produção, jogando CS, dormindo, comendo. E repetindo esse ciclo. O problema é que eu não estou tão bem emocionalmente falando e fisicamente eu perdi bastante rendimento, depois de parar com os exercícios... A questão é, eu estava buscando no negócio uma solução para produtividade, quando o problema está em mim, eu preciso me cuidar, pra poder pensar claro e estar rendendo bem. E obviamente feliz, que é muito importante para fazer uma comida saborosa. A questão agora é, como alcançar essas coisas em mim? "Moral da história" o problema não é o negócio, mas eu.